Media

Bondalti anuncia Oferta Pública de Aquisição (OPA) por 100% da espanhola Ercros

A Bondalti, empresa portuguesa química de referência no mercado, anunciou hoje o lançamento de uma oferta pública de aquisição (OPA) sobre 100% das ações da espanhola Ercros, através da sua subsidiária Bondalti Ibérica com sede em Barcelona.

A oferta, que foi comunicada hoje à CNMV, o regulador do mercado de valores mobiliários espanhol, e que será concretizada na sua totalidade em numerário, foi feita a um preço de 3,6 euros por ação da Ercros, o que representa um prémio de 40,6% sobre a cotação de fecho das ações no dia de ontem 2,56 euros. Assim, a oferta poderá ascender a 329.170.316,40 euros.

A oferta está condicionada à aceitação de mais de 75% do capital e à obtenção de todas as aprovações regulamentares e governamentais relevantes, que serão descritas no prospeto que acompanhará a oferta.

Uma vez concluída a transação, a Bondalti vai manter a sede da Ercros em Barcelona, assim como os postos de trabalho e a presença nas comunidades em que opera (Catalunha, Comunidade Valenciana, Aragão e Madrid). Neste sentido, a empresa tem plena confiança no trabalho da equipa de gestão da Ercros.

O objetivo da Bondalti, após concluída a operação, é retirar as ações da Ercros da bolsa espanhola.

A Ercros é um grupo industrial químico líder em Espanha, com sede em Barcelona, especializado na produção e venda de produtos químicos e farmacêuticos. A empresa emprega 1.350 colaboradores e tem três áreas de atividade: a divisão de cloro, a divisão de produtos químicos e a divisão farmacêutica. Em 2023, a Ercros atingiu uma faturação de cerca de 750 milhões de euros e lucros de 27,5 milhões de euros.

A Bondalti tem presença em Espanha há mais de 20 anos, contando com o apoio financeiro da José de Mello que conta com um legado histórico de mais de 120 anos, uma faturação de 1.255 milhões de euros em 2022, 2.400 milhões de euros em ativos sob gestão e que emprega mais de 14.800 pessoas. Com uma estrutura acionista sólida, a Grupo José de Mello tem realizado, ao longo de várias gerações, investimentos de longo prazo geradores de emprego e com foco num impacto positivo sustentável na sociedade.

A Bondalti tem uma presença forte no mercado espanhol, onde emprega mais de 200 pessoas. Atualmente, tem duas unidades produtivas neste país, em Torrelavega (Cantábria) e em Alfaro (La Rioja), assim como um centro logístico em Vigo, além de quatro escritórios em Barcelona, Madrid, Pontevedra e Logronho.

Reconhecida pelas suas relações duradouras vocacionadas para a oferta de soluções inovadoras de elevada qualidade, em cumprimento dos padrões mais elevados de segurança e respeito pelo meio ambiente, a Bondalti tem duas linhas de negócio principais: produtos químicos e tratamento e reutilização de águas.

Com esta operação industrial e uma vez retirada da bolsa, a Ercros fará parte de um grupo industrial com uma sólida posição financeira e uma estrutura acionista estável. Desta forma, criar-se-á um grupo com volume e competências técnicas de referência e com reforçada capacidade para concorrer com os principais agentes do mercado, ampliando simultaneamente o potencial estratégico e as possibilidades de crescimento da empresa resultante, com uma visão de longo prazo.

João de Mello, presidente da Bondalti, frisou que “a união com a Ercros permite formar um grupo com a dimensão e a capacidade financeira necessárias para fazer face aos desafios que a indústria química europeia enfrenta. Acreditamos que a oferta representa uma proposta financeira muito atrativa para os atuais acionistas assim como para a própria empresa, que beneficiará da experiência e da solidez financeira de um sócio industrial como a Bondalti. Isto fortalece a estratégia de crescimento e a competitividade da empresa nos mercados, ao ganhar escala e uma equipa profissional de elevada competência como os quadros da Ercros”.

Grupo sólido com capacidade para enfrentar os desafios da indústria

Num mercado cada vez mais global, a dimensão e a especialização assumem maior relevo. Neste sentido, a união entre a Bondalti e a Ercros dará lugar a uma empresa industrial que terá a escala necessária para competir no complexo mercado atual, investindo continuamente em inovação e sustentabilidade, antecipando-se aos desafios que a indústria química europeia enfrenta para fazer face à crescente procura por produtos mais verdes e ser um agente ativo da transição energética.

A indústria enfrenta desafios relacionados com a transformação digital, como a inteligência artificial e a automatização, que estão a transformar os sistemas de produção e de distribuição.

As soluções para superar estes desafios requerem investimentos relevantes, que apenas as empresas europeias de dimensão podem desenvolver e executar mantendo-se competitivas. Assim, a Bondalti considera que a união entre as duas empresas criará benefícios mútuos, com capacidades mais robustas para enfrentarem estes desafios em conjunto.

A Cuatrecasas e o Banco Santander são os assessores legal e financeiro, respetivamente, da Bondalti para esta operação.

Aviso legal:

Este comunicado de imprensa não constitui nem faz parte de, e não deve ser interpretado como, uma oferta ou solicitação de oferta de compra ou venda de ações, nem como uma recomendação, aconselhamento de investimento, solicitação, convite ou oferta de compra ou venda de informações financeiras, produtos, soluções ou serviços, e tampouco constituirá (nem em sua totalidade nem em parte nem tampouco o fato de sua distribuição) a base de ou será invocada em relação a qualquer contrato ou decisão de investimento.

Os termos e condições em relação à oferta pública de aquisição de ações devem ser aprovados pela Comissão Nacional do Mercado de Valores e, na medida em que seja legalmente exigível, serão publicados e estarão disponíveis, entre outros, no seu domicílio social e no seu site.

A oferta pública de aquisição de ações só será realizada em Espanha. Não será feita nenhuma oferta pública de aquisição de ações nem solicitação da mesma, direta ou indiretamente, em qualquer outra jurisdição, incluindo os Estados Unidos da América, exceto em conformidade com, ou sob as exceções previstas em quaisquer normas de valores mobiliários ou leis de aquisições aplicáveis. A distribuição ou publicação deste comunicado de imprensa em determinadas jurisdições também pode ser restrita por lei, portanto, as pessoas que tenham acesso a este comunicado de imprensa devem estar cientes dessas restrições e respeitá-las.

Este comunicado de imprensa pode incluir declarações, estimativas, opiniões e projeções sobre resultados futuros esperados ("projeções futuras") que refletem várias suposições que não foram verificadas ou avaliadas de forma independente pelo [Grupo Bondalti] e que podem ou não ser corretas. Todas as projeções futuras refletem expectativas atuais com base noutras suposições e envolvem riscos e incertezas significativos, portanto, não devem ser interpretadas como garantias de desempenho ou resultados futuros e não serão necessariamente indicações precisas sobre se tais resultados serão alcançados ou não. As projeções futuras referem-se apenas à data de distribuição deste comunicado de imprensa.